A Airtècnics lançou as novas cortinas de ar antivírus com uma nova e inovadora tecnologia de desinfeção e purificação, que funcionam com um sistema de fotocatálise patenteado, aplicando a tecnologia Kleenfan.
Essa tecnologia consiste em revestir uma turbina com dióxido de titânio por onde circula o ar e que, em contacto com a luz emitida por um led ultravioleta, inativa os organismos patogénicos presentes no meio ambiente.
Este sistema de purificação e desinfeção do ar é baseado na fotocatálise. Trata-se de um sistema natural inofensivo para o ser humano e que converte a energia solar em energia química na superfície de um catalisador, neste caso as turbinas.
A maior parte dos poluentes transportados pelo ar são removidos devido às reações de oxidação e redução geradas pela fotocatálise. Isso causa a mineralização de monóxidos de carbono, óxidos de nitrogénio e enxofre, formaldeídos ou outros compostos orgânicos voláteis que são produzidos em áreas urbanas como resultado da poluição ambiental de veículos e indústrias.
Desta forma, as cortinas de ar ajudam a reduzir e inativar quase todos os organismos como vírus, bactérias ou partículas poluentes. Além disso, a ASHRAE certificou a instalação destes sistemas nos acessos dos estabelecimentos comerciais, para maior economia de energia e bom isolamento do exterior.
Todos os modelos de cortinas de ar Airtècnics também podem ser fornecidos com o duplo sistema de desinfeção e purificação, não só do ar, mas também das superfícies. Ao equipá-los com a tecnologia Wellisair, o processo de oxidação avançado é combinado com o princípio fotocatalítico mencionado acima.
A tecnologia Wellisair gera e expande de forma eficaz os radicais hidroxila, o oxidante natural mais importante da troposfera, que limpa os gases poluentes de uma forma inofensiva para os humanos, ao contrário do ozono.
Os modelos instalados com o duplo sistema de purificação e desinfeção de ar e ambiente incluem o Avançado Comando Clever com um programa de desinfeção que funciona durante todo o dia, indicador de quatro níveis da qualidade do ar e de um alarme que avisa que o cartucho desinfetante de o peróxido de hidrogénio está vazio e é necessário trocá-lo. Os cartuchos duram cerca de três meses, dependendo das condições ambientais.