O experiente departamento de R+D+i da Airtècnics trabalha em conjunto com a Universidade Técnica da Catalunha para incorporar nas nossas cortinas de ar as mais recentes tecnologias, de forma a atingir uma performance otimizada e uma operação eficiente.
A Airtècnics possui um projeto de investigação de longa duração com o centro tecnológico de transferência de calor.
A performance das cortinas de ar é avaliada em termos de economia de energia e taxa de arrastamento das diferentes aplicações em conjunto com os espaços circundantes.
A Universidade trabalha com formulações matemáticas, resolução numérica e validação experimental de fenómenos de transferência de calor de cortinas de ar.
Illustrative 3D results and 2D profiles at the edge and the middle of the opening door |
O CFD (computational fluid dynamics - dinâmica computacional de fluidos) foi adaptado à analise às cortinas de ar pelas investigações da universidade. Os resultados são então verificados e validados com resultados experimentais nas suas próprias camara climatizadas.
Imagens da camara climática da UPC com uma cortina de ar Windbox instaladas, para testes experimentais
Graças a esta colaboração, a Airtècnics possui um simulador do comportamento das cortinas de ar dependendo das situações. Temos a possibilidade de introduzir todos os parametros necessários da cortina de ar e da sua envolvente para analisar uma situação específica e poder selecionar a cortina de ar mais eficiente para ela.
No estudo são tidos em conta fatores como a geometria interna, os níveis de intensidade da turbulência, a descarga do ângulo do jato, a velocidade, a geometria das lamelas, etc.
Podemos também calcular a poupança energética e a redução de emissões CO2 quando uma cortina de ar eficiente está instalada na entrada.
Ao aplicar o conhecimento adquirido ao design das nossas unidades, a Airtècnics posiciona-se está na vanguarda do conhecimento e da tecnologia das cortinas de ar.