Geralmente o ar que entra pela grelha, por vezes com funções de filtragem, é comprimido por ventiladores internos e forçado para uma saída que o leva para o exterior.
O filtro protege os componentes internos (permutador de calor, ventiladores, componentes eletrónicos, etc.) de poeiras e partículas.
Os ventiladores fa cortina de ar podem ser direcionados ou conduzidos. O tipo de ventiladores mais utilizados são os centrifugados, axiais ou de fluxo cruzado.
Algumas saídas de ventilação e/ou lamelas podem ser ajustadas para aumentar a performance da cortina de ar de acordo com cada situação.
As cortinas de ar aquecidas possuem uma bobina (elétrica, de água quente/fria, de vapor, de gás direto ou indireto, de expansão direta, etc.) para aquecer ou arrefecer o jato de ar. O aquecimento evita que se sinta um jato de ar frio ao passar pela porta e ainda para aquecer o ar que passa pela entrada.
Existem 3 possíveis direções para o sistema de ar:
Horizontal discharge from top to bottom
Vertical discharge from one side to another side
Horizontal discharge from bottom to top
A maioria das cortinas de ar são instaladas horizontalmente, no topo da abertura, expelindo o ar de cima para baixo da porta. As cortinas de ar verticais podem ser instaladas em apenas um ou dos dois lados a porta. A instalação horizontal integrada no chão é a mais eficaz em termos termodinâmicos e, ao mesmo tempo, a que possui a instalação mais cara, podendo ser problemática em zonas que impliquem um recorrente tráfego de pedestres, por razões óbvias. Por isso, esta instalação só é utilizada em algumas aplicações industriais específicas.
Tipos de cortinas de ar: recirculantes e não-recirculantes. Uma unidade não-recirculantes descarrega o ar para o ambiente. Por outro lado, uma unidade recirculante recolhe e devolve o ar descarregado. As cortinas de ar recirculantes são mais eficientes mas a amioria das instalações utilizam cortinas de ar não-recirculantes porque estas são mais baratas.
Non recirculating air curtain
Recirculating air curtain