O caso que aqui apresentamos envolve duas empresas do setor alimentar que tiveram problemas semelhantes. Ambas distribuidoras de pastelaria industrial e pão pré-cozinhado congelado, apresentavam uma série de inconvenientes comuns que foram resolvidos graças a uma cortina de ar para câmaras frigoríficas da Airtècnics.
As cortinas de ar são o melhor complemento para o isolamento de câmaras frigoríficas e grandes congeladores, sendo estes dos principais campos de aplicação. A grande diferença de temperatura entre o exterior e o interior das câmaras frigoríficas torna necessário conceber cortinas de ar específicas para este tipo de aplicação.
Em ambos os casos, a temperatura na pré-câmara fica entre os 4 e os 6 graus Celsius no inverno, por não ser devidamente acondicionada. No verão é maior, acentuando a diferença entre o interior e o exterior da câmara. A localização das duas empresas, numa área montanhosa com muita humidade, também é um fator importante.
Os problemas que ocorrem normalmente nas instalações são semelhantes:
Tudo isto, por sua vez, leva a acidentes entre os trabalhadores e a um consumo excessivamente alto de energia, resultando em perdas económicas e de eficiência.
A equipa de consultores técnicos da Airtècnics visitou as instalações dos clientes e avaliou in loco com que cortinas de ar as necessidades que apresentavam seriam melhor cobertas. Após um estudo exaustivo, concluíram que o produto que mais se adequava às suas necessidades era a cortina de ar do sistema Triojet.
Esta cortina de ar foi especialmente concebida para o fim que nos preocupa: grandes câmaras frigoríficas e congeladores com temperaturas negativas. A Airtècnics revolucionou o mercado com a incorporação da cortina inovadora e exclusiva que emite três jatos de ar.
A Triojet é o resultado do casamento perfeito entre uma cortina de ar Kool e uma cortina de ar Duojet. Combinadas, eles geram três jatos de ar em diferentes temperaturas e velocidades. Isso divide os espaços, impedindo o fluxo de ar entre ambos.
Um dos jatos de ar é emitido na temperatura da pré-câmara; o segundo, graças a um resistor de aquecimento, emite o ar a uma temperatura intermediária e o terceiro, emite o ar à temperatura da câmara. Isso cria uma barreira de isolamento tripla.
A cortina é regulada de acordo com as necessidades da instalação. É totalmente automatizada e controlada através do comando Clever que controla a velocidade do jato de ar conforme a abertura da porta e comanda o programador temporário de funcionamento enquanto a porta não está em serviço...
Esta instalação trás inúmeras vantagens:
Além disso, foi demonstrado em várias instalações que com a porta aberta por um curto período, a variação de temperatura entre o exterior e o interior da câmara com a cortina de ar do Sistema Triojet é de dois graus. Porém, quando as câmaras não são isoladas, a temperatura pode variar até aos 12 graus na pré-câmara e 6 graus na câmara.